150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Instituições civis e militares celebram 150 anos do Pai da Aviação

O Governo do Estado de Minas Gerais, a Assembleia Legislativa de Roraima e a Câmara Municipal de Barbacena homenagearam o Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 01/08/2023 10:51
Imprimir
Fonte: PAMA-SP, AFA, EPCAR, CIAAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

Em mais programações especiais pelo Brasil, instituições civis e militares celebraram o Sesquicentenário do Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 de julho.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, na casa onde nasceu o Pai da Aviação, ocorreu, no dia 20 de julho, uma cerimônia promovida pelo Governo de Minas Gerais. Com a presença do Chefe do Executivo de Minas Gerais, Romeu Zema, o evento também foi prestigiado por autoridades federais, estaduais e municipais, entre estas, Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na oportunidade, também aconteceu a apresentação, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, de um selo comemorativo e de um carimbo em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, destacou a honra em poder representar a FAB em data tão marcante, enfatizando o orgulho em falar do mineiro, do brasileiro, do herói nacional. “Valorizemos, pois, este ilustre brasileiro que sonhou e que realizou, que ousou mais do que tudo. Quando pensamos em uma Força Aérea moderna, de grande capacidade dissuasória, capaz de cumprir sua missão, impossível não ser grato a Santos Dumont”, discursou.

“Há exatamente 150 anos, em um mesmo 20 de julho, nascia nesta fazenda onde estamos um mineiro que, com sua genialidade, disciplina e persistência, transformou o mundo e colocou definitivamente o Brasil no mapa das grandes invenções. Por sua relevância e do nosso orgulho de termos Alberto Santos Dumont como conterrâneo, todos os anos Minas Gerais celebra sua existência, homenageando personalidades que contribuíram para melhoria da sociedade mineira com a medalha que leva o nome do inventor do avião”, disse o Governador em seu discurso.

Em Barbacena, a Câmara Municipal homenageou o Pai da Aviação em sessão solene. “Para nós, é uma alegria muito grande ter a Força Aérea nos céus de Barbacena e, como representante dos barbacenenses, através do poder legislativo, nos sentimos honrados em fazer essa homenagem. O legado de Santos Dumont continua e não conseguimos imaginar o atual sistema mundial sem a aviação. Hoje, a Força Aérea Brasileira está no mais alto patamar de todo o contexto mundial”, destacou o Presidente da Câmara, Vereador Nilton Cézar de Almeida.

Também em Barbacena, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a solenidade militar que marcou o encerramento da exposição “150 anos, 150 imagens”. Presidida pelo Comandante da EPCAR, a solenidade premiou os alunos que tiveram seus trabalhos vencedores.

A diretora da Escola Municipal Adelaide Andrada, da cidade de Antônio Carlos (MG), Gleidis Fernanda Silvina Barbosa, destacou o importante papel que a Força Aérea Brasileira (FAB) tem ao perpetuar a vida e os feitos de Santos Dumont. “Quando estudei, não tive esta oportunidade, de vir, ver, ler e conhecer mais sobre Santos Dumont e isso está sendo vivido com muita emoção, por nós, docentes, e pelos alunos”, contou.

Ainda em uma noite memorável, a Banda de Música da EPCAR realizou um concerto alusivo à data, apresentando músicas e, também, uma encenação teatral em homenagem a Santos Dumont. A apresentação contou com a presença do Comandante, do efetivo da Escola, familiares e autoridades locais.

Para o Sargento Músico André Filipe Corrêa da Silva, atuar neste concerto foi um grande desafio e um dos grandes momentos de sua carreira. “Foi a primeira vez que fiz um arranjo que fosse executado em uma apresentação da banda e, com a ajuda do grupo, posso afirmar que foi uma experiência ótima”, disse.

Em Lagoa Santa, o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, no dia 22/07, o musical “Concerto nas Alturas”, executado pela Banda de Música do Centro, a Banda “Asas de Minas”. O evento ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e atraiu um público de aproximadamente mil pessoas, na orla da Lagoa Central do município.

Durante o espetáculo, a Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) realizou exposição de equipamentos militares e apresentação dos cães do Canil Rompe Nuvens, do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-LS).

“O Pai da Aviação não poderia deixar de ser homenageado, estamos aqui oportunizando para a população o que a Força Aérea faz e que traz a memória desse herói, desse gênio, dessa personalidade brasileira que tanto revolucionou o mundo”, disse o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper.

O CIAAR ainda realizou, na segunda-feira (24/07), a cerimônia militar alusiva ao Sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira. A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR e contou com a presença de diversas instituições civis e militares.

Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) também exaltou, durante uma sessão solene especial, os 150 anos de nascimento do inventor brasileiro. O deputado Armando Neto (PL) contou que a motivação para essa homenagem surgiu da relevância histórica deixada como legado por Santos Dumont. “É um momento histórico, não só para a Base Aérea de Boa Vista, mas para o Brasil e o mundo. Temos que ter a humildade e a consideração de reconhecer que o sonho de Alberto Santos Dumont, hoje, sonhamos juntos, pois trouxe vários benefícios para o mundo inteiro e a nossa distância ficou muito mais próxima”, disse o parlamentar.

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, falou da importância de sempre lembrar e enaltecer a trajetória de Santos Dumont. “Além da figura do gênio, do inventor e de ser brasileiro, ele trazia uma série de valores que nós nos inspiramos para cumprir nossa missão, mas ele transcende a Força Aérea Brasileira (FAB), ele é um herói nacional, Pai da Aviação, Patrono da Aeronáutica Brasileira”, destacou. 

Os alunos da Escola Estadual Fernando Granjeiro de Menezes participaram da cerimônia e guardaram na memória o exemplo de Santos Dumont. Vinícius Nascimento, um dos alunos, falou do Pai da Aviação. “Ele não foi apenas o criador da aviação, mas uma pessoa que inspira a dar asas aos nossos sonhos, a não ter medo, mas correr atrás do que se quer. Foi graças ao sonho dele que se quebraram barreiras das distâncias entre as pessoas”, disse.

São Paulo

Em Pirassununga, a Academia da Força Aérea (AFA) realizou, na quarta-feira (19/07), o Ato Cívico-Militar em comemoração ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, no município de Dumont (SP), ligado à família de Henrique Dumont, pai de Alberto. Atualmente, o casarão da família é sede da Prefeitura Municipal de Dumont.

A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, acompanhado do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo e do Prefeito de Dumont, Alan Francisco Ferracini, entre outras autoridades civis e militares da região. 

O cidadão de maior longevidade da cidade, Argemiro Polegato, foi convidado a participar do descerramento da placa comemorativa que a AFA ofereceu município. O morador de Dumont disse estar honrado em participar do momento especial. "Tenho orgulho em ser conterrâneo do brasileiro que deu asas ao homem e glória à sua pátria”, expressou. 

O Comandante do IV COMAR disse que esse ato cívico-militar é a oportunidade de celebrar a vida, obra e o legado de Alberto Santos Dumont. "Ele ajudou a moldar o futuro de um mundo cada vez mais tecnológico, instigante e desafiador, conforme era, por essência, a sua alma. Ao genial brasileiro, Pai da Aviação, que habitou nessas terras, nossa gratidão, respeito e eterna admiração”, completou. 

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) recebeu, no dia 23 de julho, a 15º Edição da Corrida Santos Dumont, com percurso de 5 km nas dependências da Organização Militar. Houve mais de 1.200 corredores de 16 a 70 anos, entre civis e militares. O Diretor do PAMA-SP, Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, parabenizou a organização e a adesão do público ao evento. “Foi uma grande satisfação receber os corredores aqui no PAMA-SP. A organização foi muito bem coordenada. Promover atividade física, proporcionando esse dia alegre, em comemoração aos 150 anos de Santos Dumont, é de uma enorme gratificação”, comentou. 

Rio Grande do Sul

Em Santa Maria (RS), a Banda de Música da Base Aérea (BASM) realizou, na sexta-feira (21/07), uma apresentação musical no Shopping Praça Nova, que também contou com mostra em homenagem à Santos Dumont. A Banda foi prestigiada por um grande público, que desfrutou de um repertório diverso, composto por canções populares brasileiras, além de músicas tradicionalistas gaúchas e o Hino dos Aviadores. 

Durante a programação, o público contou com a presença de um intérprete de Santos Dumont. 

Goiás

Na sexta-feira (21/07), a Base Aérea de Anápolis (BAAN) também realizou homenagem ao Sesquicentenário do Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, com imposição da Medalha Mérito Santos Dumont. A condecoração, estabelecida em reverência ao audaz pioneirismo de Santos Dumont, reconhece militares e civis que se destacaram em prol da Aeronáutica. Nessa solene ocasião, dez distintos militares foram agraciados, reforçando os valores e a excelência da FAB, e perpetuando o legado desse icônico aviador nacional. A cerimônia fortaleceu os laços entre as tradições aeronáuticas e o compromisso contínuo com os ideais do Pai da Aviação.

Rio de Janeiro

O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) realizou, no dia 23/07, em parceria com o Centro de Desportos da Aeronáutica (CDA), a Corrida Santos Dumont 2023, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O percurso de 5 km teve largada e chegada na Praia de Ipanema. Receberam troféus os três primeiros colocados gerais e militares, masculino e feminino, e foram premiados os primeiros colocados das categorias por faixa etária e por equipes. Todos que completaram a prova ganharam uma medalha de participação.

Participaram do evento esportivo o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e o Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro e do III COMAR, Major- Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, além de demais militares, familiares e civis inscritos.

Na cidade de Petrópolis, a Banda de Música da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) participou da reabertura da Casa de Santos Dumont.  O evento oficial aconteceu no pátio externo da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), reunindo mais de 200 pessoas. A apresentação contou com a participação de músicos do 32ª Batalhão de Infantaria Leve de Montanha – Batalhão Dom Pedro II. Além de músicas consagradas, foram tocados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da cidade de Petrópolis. A solenidade contou também com visitação às novas instalações do Museu Casa de Santos Dumont e Centro Cultural 14-Bis.

Houve, ainda, o sobrevoo da Esquadrilha da Fumaça durante apresentação da Banda na Praça da Liberdade. Para o mestre da Banda da BASC, Tenente Músico Fernando Evaristo, foi um momento inesquecível. “Foi emocionante a harmonia na apresentação das Bandas de Música com o sobrevoo das aeronaves, que certamente encantaram o público presente em Petrópolis”, ressaltou.

Pará

O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) inaugurou, em 25/07, no Shopping Bosque Grão-Pará, na capital Belém, a Exposição "Santos Dumont: 150 anos do Pai da Aviação". A mostra conta a vida, aobra e os valores de Santos Dumont e a história da evolução das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), com as maquetes do 14-Bis e F-39 Gripen, aeromodelos do A-29 (Super Tucano), T-23 (Uirapuru) e T-27 (Tucano), além de miniaturas de diversos aviões da Força.

“A exposição tem sido muito bem recebida pelo público e acredito que estamos conseguindo inspirar brasileiros a se espelharem em Santos Dumont", mencionou o Chefe da Comunicação Social e Cerimonial do I COMAR, Coronel Aviador Cláudio Luiz da Costa Júnior.

Amazonas

O Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) celebrou os 150 anos de Nascimento de Santos Dumont com solenidade militar, em 25/07, na Base Aérea de Manaus (BAMN), com desfile da tropa e sobrevoo de aeronaves, além da entrega da medalha Mérito Santos Dumont. A cerimônia, presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, contou com a presença do Vice-Governador do Estado, Tadeu de Souza Silva, do Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, além de demais autoridades militares e civis. Durante o evento, a aluna do Programa Forças no Esporte (PROFESP), Itália Ester Morango da Silva Coelho, recebeu a premiação do concurso de desenho alusivo ao Pai da Aviação.

Fotos: Cadete Monteiro e Soldado João Oliveira / AFA; Sargentos Valentim e Domingos / EPCAR; Cabo Queiroz / PAMA-SP; Soldado Kassiel / BASM;  Soldado Maurício Lima / BABV; Soldado Gonçalves / BAAN; Sargento Neubar / BASC; SCS / I COMAR; Tenente Manuela e Soldado Nóbrega / II COMAR; Sargento Pardo e Soldado Werick / VII COMAR; SCS CIAAR e Luciana Rabelo

imagens/original/45949/030ac1c9_853c_413d_a23a_ff8890bd5897.jpeg
imagens/original/45949/04_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45949/0V5A8797.JPG
imagens/original/45949/10_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45949/11_Easy_Resize.com.jpg
imagens/original/45949/ad7c8796_7c0b_4751_a50b_59847654f2e0.jpeg
imagens/original/45949/Banda_PracaNova_06.JPG
imagens/original/45949/d18e152c_1c34_4b93_83b6_ab63956ba4b6.jpeg
imagens/original/45949/Desfile_Civico_Militar___150_Anos_de_Santos_Dumont___Dumont_SP_(35).jpg
imagens/original/45949/Desfile_Civico_Militar___150_Anos_de_Santos_Dumont___Dumont_SP_(40).jpg
imagens/original/45949/Desfile_Civico_Militar___150_Anos_de_Santos_Dumont___Dumont_SP_(42).jpg
imagens/original/45949/Desfile_Civico_Militar___150_Anos_de_Santos_Dumont___Dumont_SP_(49).jpg
imagens/original/45949/Desfile_Civico_Militar___150_Anos_de_Santos_Dumont___Dumont_SP_(9).jpg
imagens/original/45949/DOM_0024.JPG
imagens/original/45949/DOM_0030.JPG
imagens/original/45949/DOM_0053.JPG
imagens/original/45949/DOM_0076.JPG
imagens/original/45949/DOM_0115.JPG
imagens/original/45949/DOM_0187.JPG
imagens/original/45949/DOM_0241.JPG
imagens/original/45949/DOM_0359.JPG
imagens/original/45949/DOM_0432.JPG
imagens/original/45949/DOM_0458.JPG
imagens/original/45949/DOM_0656.JPG
imagens/original/45949/DOM_0671.JPG
imagens/original/45949/DOM_0703.JPG
imagens/original/45949/e.jpg
imagens/original/45949/g.jpg
imagens/original/45949/IMG_0016.JPG
imagens/original/45949/IMG_0097.JPG
imagens/original/45949/IMG_0843.JPG
imagens/original/45949/IMG_1968.JPG
imagens/original/45949/IMG_2068.JPG
imagens/original/45949/IMG_3157.jpg
imagens/original/45949/IMG_9932.JPG